• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

A cicatrização pós-cirurgia plástica

A busca pelo corpo perfeito tem sido um dos sonhos de consumo de grande parte de mulheres e homens brasileiros, sobretudo a população mais jovem. E é justamente essa parcela da nossa juventude que busca nas clínicas de cirurgias estéticas a solução para uma insatisfação corporal ou facial que pode estar afetando sua autoestima. As cirurgias são realizadas com resultados positivos, na maioria dos casos. No entanto, a cirurgia plástica, como qualquer outra operação, pode gerar insatisfações e uma delas é a má cicatrização das incisões. Vamos falar um pouco desse assunto.

O que é a cicatrização?

Trata-se do processo natural de recuperação do tecido que foi lesionado por traumas ou cirurgias. Pode durar de seis meses a um ano, dependendo da idade do paciente, do tipo de trauma e da localização da cicatriz. Não devemos confundir cicatriz com manchas deixadas por um trauma. A cicatriz, resultado do processo de cicatrização, só ocorre quando a parte profunda da pele é atingida (derme), fazendo com que o colágeno, proteína natural que dá firmeza e elasticidade à pele, seja também retirado.

É bom deixar claro que estamos tratando aqui de processo de cicatrização provocado por lesões pós-cirurgias plásticas, portanto em pacientes saudáveis, sem histórico de diabetes ou outras doenças que podem prejudicar o processo de cicatrização. A cicatrização passa por fases que vão garantir o conforto, a satisfação e o resultado estético de uma cirurgia plástica.

Quais são os tipos de cicatrizes provocadas pela cirurgia plástica?

Existem aquelas cicatrizes que desaparecem com o passar do tempo e há as hipertróficas, com produção excessiva de colágeno e textura mais elevada. As mais complicadas são as formadas por quelóides, protuberâncias róseas que provocam coceiras e até dor, deixando um aspecto indesejável.

E os fatores que contribuem para o surgimento de cicatrizes indesejáveis?

O excesso de colágeno que colabora na formação dos quelóides e das cicatrizes hipertróficas  parece ter origem familiar e ocorre, na maioria das vezes, nos africanos, asiáticos e  nas pessoas  de pele escura.  A idade pode influenciar, pois a maioria das pessoas que desenvolvem o quelóide está na faixa etária entre 10 e 30 anos.

E em qual parte do corpo elas são mais comuns?

Elas são mais comuns no dorso, nas costas, ombros e orelhas.

E como se dá o tratamento?

O melhor mesmo é a prevenção por meio do diagnóstico precoce e do tratamento das incisões. Devem ser realizadas as técnicas médicas do pós-cirúrgico, retirando corpos estranhos, evitando manipulação excessiva e mantendo seca a área para não deixar que ocorram hemorragias, hematomas e infecções.  Se mesmo assim, os quelóides e as cicatrizes hipertróficas se formarem, os cirurgiões plásticos recomendam cirurgias e ou injeções de corticóides. No entanto, é bom lembrar: em medicina cada caso é um caso e a decisão de um tratamento deve ser tomada pelo médico que te acompanha.

Uma boa dieta, ajuda na prevenção de cicatrizes indesejáveis?

Com certeza, abaixo listamos os alimentos ricos em vitamina C ou potencializadores dela e que são importantes cicatrizantes a serem consumidos antes e após a cirurgia


Nutrientes

Fonte Alimentar

Ação na Pele

Vitamina C
Abacaxi, acerola, agrião, caju, goiaba, laranja, limão, morango, salsão, pimentão, tangerina, tangerina, tomate, vegetais verdes. Protege a pele da ação dos raios ultravioletas.

Preserva a estrutura dos fibroblastos e do colágeno.

Estimula a cicatrização.


Vitamina E
Castanha-do-pará, nozes, castanhas, pistaches, cereais integrais, germe de trigo, pães integrais, semente de girassol. Protege a membrana celular e potencializa a ação da Vitamina C.

Zinco
Carnes vermelhas, algas, ostras, camarão, carne de vaca, frango, gema de ovo, chocolate amargo, grãos de bico, amêndoas, amendoins, linhaça, leite e derivados e grãos. Potencializa a ação de enzimas que combatem os radicais livres.

Estimula o sistema imunológico.

Favorece a renovação celular e cicatrização.


Arginina
Carne de porco, vaca, frango, laticínios, soja, semente de abobora, gergelim, amendoim, nozes, quinoa, aveia, gérmen de trigo. Indispensável na formação do colágeno.

Estimula a cicatrização.


Ácidos graxos poli-insaturados
Semente de linhaça, atum, salmão, sardinha, óleo de semente de girassol, óleo de bacalhau. Componente importante para formação das células da pele, contribui para inibir a inflamação.

Proteínas
Carnes, ovos, leite, feijão, soja, lentilha, aveia, quinoa, amaranto, grão de bico, ervilha, arroz cateto. Essencial para crescimento da célula (formadora de os tecidos) para cicatrização da ferida.

Existem alguns alimentos que devem ser evitados para não interferir no bom resultado da cirurgia e na boa cicatrização?

É importante evitar o consumo de:

• Refrigerantes e suco em pó;
• Doces;
• Farinha branca (pães, biscoitos, macarrão);
• Frituras;
• Embutidos (linguiça, presunto), enlatados;
• Margarinas, biscoitos recheados, chips em geral, sorvetes.

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação