• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

A fibrose pós-operatória

A cirurgia plástica é uma das especialidades médicas mais sublimes da medicina porque ela não cuida apenas do corpo, mas também da alma, como dizia o saudoso mestre Ivo Pitanguy.  Tratamos da alma do paciente, quando ele chega até nós com sua autoestima baixa, com problemas de relacionamento e de inserção na sociedade. Tudo isso por ter alguma parte do corpo que não lhe agrada. Aparentemente ele está saudável fisicamente e acredita que a cirurgia resolverá esses problemas. É certo que, realizado o procedimento, certamente o resultado será positivo e o paciente ficará satisfeito. Até aí tudo bem.

Como qualquer ato cirúrgico e invasivo, a cirurgia plástica tem riscos.  Ao procurar o especialista para se livrar de um problema estético, o paciente não aceita um resultado que não lhe agrada. No entanto, é muito importante que o médico alerte esse paciente para possíveis intercorrências, em especial na lipoaspiração. Uma delas é a fibrose no pós-operatório.

Como se dá a cicatrização?

Em um processo de cicatrização normal, na região onde são cortados nervos e vasos sanguíneos, o próprio organismo dá um jeito de recuperar o local rapidamente para evitar infecções. Esse processo gera a cicatriz, que, com o passar do tempo diminui.

E o que é a fibrose pós-cirurgia plástica?

A fibrose é resultado de uma reação inflamatória na formação de uma cicatriz interna. As células lesionadas provocam excesso de proteínas e os fibroblastos passam a produzir colágeno em excesso, tornando a região volumosa, sem elasticidade e sensibilidade.  A pele parece repuxar, havendo uma sensação de desconforto e endurecimento.

Quanto tempo essas fibroses podem durar?

Essas lesões começam a aparecer com 7 dias após o procedimento e diminuem em seis meses, mas não completamente, já que são como uma cicatriz interna. Fazendo um bom pós operatório, elas ficam imperceptíveis aos olhos e quase imperceptíveis ao toque.

Alguns fatores podem facilitar o seu aparecimento?

O fator genético e a cor da pele podem ser considerados agentes facilitadores do aparecimento da fibrose.

Há possibilidade de se evitar a fibrose?

Essas complicações nem sempre são evitáveis, mas pode-se tentar. Uma das primeiras preocupações do candidato a um procedimento cirúrgico plástico, principalmente lipoaspiração ou abdominoplastia, é buscar um especialista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Caso haja excesso de peso, é preciso fazer um acompanhamento nutricional associado â pratica de atividade física para promover emagrecimento, antes do procedimento. O fumante deve deixar de fumar pelo menos temporariamente no pré e pós-operatório. E caberá ao cirurgião plástico escolher qual técnica a ser utilizada.

Instalado o problema, como resolver?

O paciente deve ficar atento às recomendações médicas no pós-operatório, começando por evitar carregar peso. O uso da cinta é imprescindível para uma boa recuperação. Além disso, deve se submeter a algumas técnicas, entre elas:

– Drenagem linfática, é uma massagem, manual ou mecânica, que objetiva aumentar o volume e a velocidade da linfa, melhorando a oxigenação dos tecidos. Em função disso, ela reduz o edema, hidrata e colabora na nutrição celular, com melhor irrigação sanguínea, reabsorvendo hematomas e colaborando na cicatrização. Lembrando que drenagem linfática não trata fibrose, para tratá-la é utilizada outra técnica juntamente com a drenagem linfática.

– Ultrassom e radiofrequência – recursos terapêuticos que utilizados nos tecidos lesados, melhoram a circulação sanguínea, além de ajudar no tratamento da fibrose. Porém esses recursos são utilizados no pós-operatório tardio.

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação