• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

Cicatrização: como cuidar?

A realização de procedimentos estéticos que incluam cortes ou qualquer outra técnica que seja de alguma forma invasiva deve ser levada com muito cuidado. Muito além da precaução com o profissional, local ou tipo de procedimento, esta prevenção deve ser também levada para o pós-operatório. Principalmente na cicatrização.

São vários os fatores que podem influenciar numa boa cicatrização, dentre eles a experiência do cirurgião e suas habilidades, a qualidade do material utilizado durante o procedimento, a quantidade de dias de repouso pós-operatório e até mesmo tendências genéticas. Mas existem fatores comuns do dia a dia que podem resultar num grande impacto durante este processo.

Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes que todo paciente de qualquer tipo de cirurgia estética deve levar em conta.

O que atrapalha a cicatrização?

– Falta de repouso adequado: forçar a região onde o procedimento foi realizado antes do período indicado pelo médico pode trazer complicações durante o processo de cicatrização. Por isso é sempre importante que o paciente siga a risca as indicações  médicas quanto a esse ponto.

-Tabagismo: além dos diversos problemas de saúde, o tabagismo pode ainda complicar o pós-operatório. As substâncias que são absorvidas pelo corpo por pessoas que fumam comprometem o bom funcionamento de vasos sanguíneos, o que pode causar o surgimento de queloides, infecções, rompimento de suturas e até mesmo a necrose da pele.

– Falta de nutrientes e vitaminas, como A, B e C.

– Complicações como sangramentos, diminuição da oxigenação na pele, infecções e uso de medicamentos com corticoides. Ao sinal de qualquer problema como os citados, o paciente deve procurar o médico.

E o que ajuda?

Ouvir recomendações médicas e segui-las é importante para um procedimento de sucesso. Além disso, há dicas que podem ser fundamentais para deixar a cicatriz menos aparente, aumentando a eficácia da cirurgia plástica. Confira algumas dicas importantes:

– Hidratação: pelo menos 2 litros de água por dia! A água ajuda a manter a pele saudável e é importante não só no processo de cicatrização, mas durante toda a vida.

– Alimentação adequada: siga as indicações médicas quanto aos alimentos. Evite dietas arriscadas e procure sempre alimentos ricos em proteínas e vitaminas A, B e C.

– Suspenda o cigarro pelo menos dois meses antes do procedimento: assim, o corpo consegue eliminar muitas das substâncias que são absorvidas e o processo de cicatrização consegue ocorrer de forma mais saudável.

– Escolha um médico com referências e credenciado. A escolha do profissional é importante e deve ser levada muito a sério. Afinal, seu corpo merece o melhor cuidado possível.

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação