• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

Cigarro e cirurgia plástica não combinam

Além de causar dependência física, o tabagismo é uma doença epidêmica que ocasiona morte precoce e incapacidade de indivíduos em todo o mundo. Embora nos últimos 25 anos o número de fumantes no Brasil tenha diminuído, o país ainda conta com 7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens (aproximadamente 10% da população) dependentes do tabaco.  Esta estatística foi publicada em 2017 na revista científica The Lancet. Clique aqui para ver a pesquisa completa.  (Em inglês) https://goo.gl/3ubqoR

O tabaco contém centenas de substâncias prejudiciais à saúde, entre elas a nicotina, o alcatrão e o benzeno, além de metais pesados e tóxicos. Esta combinação, ao entrar em contato com a corrente sanguínea de forma contínua e duradoura, causa mais de 50 doenças, Entre elas podemos citar os cânceres de pulmão e de boca, enfisema pulmonar, angina, infarto do miocárdio, pressão alta e o aumento dos níveis de colesterol bom. O hábito de fumar amplifica o efeito constritor dos vasos sanguíneos, limitando o seu fluxo e podendo ocasionar ainda várias outras enfermidades.

As pessoas têm ideia dos problemas que o cigarro acarreta?

Muitas pessoas não têm noção dos males que o vício do cigarro acarreta, ou se sabem, tentam ignorá-los, pois parar de fumar não é atitude fácil.

Por que cigarro e cirurgia plástica não combinam?

O cigarro não combina com cirurgia plástica e para se submeter a um procedimento plástico estético ou reconstrutor é necessário que o paciente deixe de fumar nos períodos anterior e posterior à cirurgia.

Quais os riscos?

A nicotina e as toxinas do tabaco provocam uma diminuição no diâmetro dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação do sangue até a pele, o que dificulta a cicatrização, aumentando os riscos de necrose, trombose e embolia pulmonar. O cigarro ainda compromete o sistema respiratório, ocasionando tosses, que deixam o paciente mais suscetível às infecções e ruptura de pontos.

Mesmo assim, o fumante pode fazer cirurgia plástica? 

Claro que sim. E ele pode se submeter a qualquer procedimento, desde os menores, como os maiores como uma abdominoplastia ou cirurgia de mama, por exemplo. No entanto, alguns cuidados serão necessários como a suspensão do uso do cigarro um mês antes e um mês depois do procedimento cirúrgico. Para tanto, o paciente deve assinar um “Termo de Consentimento”, onde constará que a operação somente será realizada após o médico ter certeza que as orientações serão observadas pelo paciente.

Depois disso, o sucesso do procedimento é certo?

A cirurgia plástica é um procedimento cirúrgico como qualquer outro, com seus benefícios e riscos e seu sucesso vai depender do estado geral do candidato à operação.  No caso específico, ele jamais poderá omitir do médico a informação de que fumou no período constante no “Termo de Consentimento”. Caso contrário, o resultado da operação poderá ser bastante comprometido, isentando-se o especialista de qualquer responsabilidade.

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação