• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

Do Google Trends aos procedimentos de rejuvenescimento íntimo

A cirurgia plástica é uma das especialidades médicas mais procuradas na web, segundo o Google Trends, site de buscas por palavras-chave, que fornece as estatísticas em números e gráficos dos últimos cinco anos em uma determinada região.  Segundo o site, os números de 0 a 100 representam o interesse da pesquisa efetuada pelo internauta. Para se ter uma ideia, a cirurgia plástica no Brasil obteve um índice médio de busca de 77,45 no período de 26 de junho de 2016 a 24 de junho de 2017, com  picos de popularidade  de 100, 95 e 94. Números bastante expressivos para uma área médica.

A constatação acima, de certa forma, comprova a importância da especialidade para aqueles internautas que procuram mais informações sobre os procedimentos os quais pensam se submeter. Dados da última pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps), realizada em 2015, continuam registrando o segundo lugar do Brasil no ranking mundial de cirurgias estéticas com 1,2 milhão de cirurgias realizadas, atrás apenas dos Estados Unidos que vêm ao longo dos anos liderando a pesquisa.

Ao procurar a expressão “cirurgia plástica”, o internauta busca conhecer o procedimento que lhe interessa, aquele que vai mudar seu corpo ou sua face e que vai melhorar sua autoestima. E vários são esses procedimentos, sejam cirurgias estéticas ou reconstrutoras, ou, ainda, práticas não invasivas.  Conforme a mesma pesquisa do Isaps, as cirurgias mais realizadas no Brasil foram lipoaspiração e colocação de próteses mamárias, seguidas da cirurgia de pálpebras e abdominoplastia.

Ainda segundo a mesma pesquisa, quase 13 mil pacientes brasileiras se submeteram à labioplastia (redução e retirada do excesso dos lábios vaginais), número  que deu ao Brasil  o primeiro lugar no ranking mundial, ficando à frente dos Estados Unidos. Um outro procedimento, conhecido como rejuvenescimento íntimo colocou o país no segundo lugar nesse ranking, com 6,6 mil procedimentos, ficando atrás apenas da Índia. Esses números surpreenderam os cirurgiões plásticos brasileiros. Por que as brasileiras passaram a procurar com mais frequência os cirurgiões plásticos para se submeter a essas práticas?

Nossa especialidade acredita que o interesse crescente pelos tratamentos, além de ser uma forma de a  mulher continuar quebrando tabus, é o retrato de mais um passo da libertação da mulher contra os preconceitos, que a impediam, até recentemente de conhecer o seu próprio corpo  e de poder usufruir de seus prazeres, sem medo de elevar sua autoestima.  E nesse caso específico não há empecilho em tornar bonita e atraente parte de seu corpo considerada, até pouco tempo, um mito e um segredo. Trata-se da coragem da mulher moderna em ter a vontade e o poder de buscar tratamento para um aspecto que a incomoda no que há de mais íntimo na sua anatomia, sobretudo por poder torná-la mais feminina.

Embora os dois procedimentos, a labioplastia e o rejuvenescimento vaginal, sejam realizados em mulheres acima de 18 anos, são as pacientes em fase pré e pós-menopausa as que mais procuram os cirurgiões plásticos. Nesta fase da vida feminina, a redução de estrogênio causa uma série de sintomas, entre eles a secura e a flacidez vaginal. A cirurgia plástica, então, desenvolveu métodos para a solução desses problemas, que visam não somente a uma melhor aparência na região vaginal, como também ao revigoramento do desempenho e do desejo sexual da paciente, com consequente aumento do prazer.

Mais uma vez  a mulher mostrando seu empoderamento frente a um assunto tão delicado!

Jorge Menezes
Cirurgião plástico – membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação