• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

Fiz mamoplastia. Posso amamentar?

Em um país como o Brasil, onde a pobreza e as desigualdades sociais ainda são uma constante, a amamentação cria uma base sólida não só para as crianças, como para as mães.  Os efeitos positivos do ato de amamentar não se dão somente na saúde física e mental do indivíduo, mas também na nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza.

Estamos em pleno Agosto Dourado, mês que se comemora o incentivo ao aleitamento materno. Vamos demonstrar a importância do ato de amamentar para aquelas mulheres que pensam em fazer cirurgia de mamas antes de ter filhos.

Quantas formas de cirurgia de mama existem?

São pelo menos quatro tipos de cirurgia de mama existentes:

. Mamoplastia de aumento é aquela que utiliza implantes, normalmente de silicone, para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário.

. Mamoplastia redutora  remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o seu corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes.
.Lifting de mama, conhecida também como mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama. Não aumenta ou diminui os seios.

. Reconstrução mamária é realizada quando os seios foram deformados por traumas ou mastectomia.

. Redução de mama, ou ginecomastia: corrige as glândulas mamárias de homens demasiadamente desenvolvidas.

Exceto a ginecomastia, quais dessas técnicas cirúrgicas citadas acima podem influenciar no ato de amamentar?

.  A mamoplastia redutora e a mamoplastia de aumento.

. O que leva uma mulher a buscar uma mamoplastia de redução?

O desconforto associado a seios muito grandes e pesados, prejudicando a saúde e causando dores nas costas, pescoço e ombro, entre outros, são motivos que podem afetar também a autoestima da mulher. Neste caso, é importante que ela procure um cirurgião plástico para um diagnóstico do problema e verificar se seria o caso de uma mamoplastia de redução. Caso seja, a paciente deve questionar se poderá amamentar.

A mamoplastia de redução pode prejudicar a amamentação?

Hoje em dia, as técnicas desse tipo de procedimento estão bastante avançadas e o especialista haverá de optar por uma que preserve o tecido mamário, com nervos e ductos de leite.

Existe alguma técnica cirúrgica que pode prejudicar o ato de amamentar?

Técnicas de redução mamária com incisões na aréola podem ser mais prejudiciais para um futuro ato de amamentar, no entanto, em medicina cada caso é um caso e deverá ser analisado entre paciente e médico.

A mamoplastia de aumento é muito procurada?

Entre os procedimentos de cirurgia estética mais populares, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (Isaps, sigla em inglês), o  aumento de seios continua a ser o  mais popular do mundo,  responsável por 15,8% de todos os procedimentos cirúrgicos, seguido de lipoaspiração (14%), cirurgia de pálpebras (12,9%), rinoplastia (7,6%) e abdominoplastia (7,4%). Os dados são de 2017.  No Brasil, a proporção da demanda é a mesma.

Por que é tão procurada assim?

A mamoplastia de aumento melhora a projeção dos seios e o equilíbrio do corpo, influenciando também na autoestima e autoconfiança. Ela poderá ser realizada, caso a paciente esteja muito incomodada por perda de forma e volume de suas mamas ou por não terem sido desenvolvidas normalmente.

Ela é prejudicial na amamentação futura?

Desde que a mulher não tenha implantado próteses muito grandes nos seios, não há maiores objeções por parte dos cirurgiões plásticos.  Por ter feito esse procedimento, dificilmente a mulher deixará de amamentar.

Alguma recomendação especial?

Bom lembrar que serão necessários12 meses após a cirurgia para uma amamentação segura.

Quais as técnicas existentes para a implantação de silicone?

Existem três técnicas para a implantação do silicone: a incisão inframamária (pela dobra inferior dos seios), a transaxilar (pela axilila) e a periareolar (pela aréola). O cirurgião plástico deverá, em comum acordo com a paciente, escolher qual a técnica a ser utilizada.

E as cicatrizes são uma preocupação?

Uma das maiores preocupações da paciente são as cicatrizes indesejadas, daí a importância de se escolher a técnica correta. Mas o que tem inquietado muitas mulheres é a possibilidade ou não delas amamentarem no futuro.

A cirurgia plástica remete a pacientes saudáveis. Mesmo assim existem riscos?

A cirurgia plástica, como toda cirurgia, é invasiva e oferece riscos e complicações.  O cirurgião plástico ou seu assistente dará à paciente todas as explicações inerentes ao procedimento, que fará parte de um terno de consentimento a ser assinado pela interessada.

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação