• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

Próteses de glúteos e Gluteoplastia

Sem dúvidas, uma das áreas anatômicas mais valorizadas é a região glútea. É fato que os brasileiros têm fama de terem bonitos e volumosos contornos corporais, principalmente as mulheres. Os glúteos, quando bem modelados, conferem harmonia e graça, significam beleza e saúde, além de terem importante papel no visual corpóreo. No Brasil, o padrão dos glúteos é mais elevado do que em qualquer outra parte do mundo, sendo considerados um dos símbolos sexuais mais venerados por homens e mulheres e podem influenciar drasticamente na autoestima e na autoconfiança de uma pessoa. Quando a genética não foi muito favorável ou quando outros agentes (perda de peso, tempo e gravidade) prejudicaram essa importante região do corpo, a cirurgia plástica moderna propõe o tratamento com a gluteoplastia de aumento, a solução para ter um bumbum atraente.

A gluteoplastia é uma das cirurgias plásticas que mais têm apresentado crescimento de procura nesses últimos anos, apesar de não muito conhecida. Houve grande aumento do interesse pela cirurgia nesses últimos tempos. Por ser um procedimento relativamente novo, muitas pessoas não sabem dos benefícios e vantagens que a gluteoplastia pode trazer. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a cirurgia plástica de glúteos, que tanto faz sucesso atualmente.

O que é a Gluteoplastia?

Uma cirurgia plástica relativamente nova e que está em alta, tendo muita procura: a gluteoplastia de aumento é uma das mais modernas cirurgias plásticas, a qual permite corrigir assimetrias, aumentar o tamanho e volume, corrigir a flacidez e melhorar a forma, os contornos e a projeção dos glúteos. Pode ser realizada por duas maneiras: pelo implante de silicone ou pela enxertia de gordura, retirada do próprio paciente, tratada e inserida. Tem-se optado, cada vez mais, pela gluteoplastia com implantes de silicone pela superioridade dos resultados e melhor previsão dos mesmos, uma vez que a gordura muitas vezes é absorvida mais do que se desejaria, podendo frustrar o resultado desejado pelo paciente. Assim, o enxerto de gordura na gluteoplastia fica reservado para os casos em que se necessita de muito pouco volume nos glúteos, promovendo somente um realce de suas formas. A efetividade da gluteoplastia de aumento – cirurgia plástica de glúteos – se deve principalmente pela possibilidade de se restaurar, quase que imediatamente, o volume e a forma da região glútea que estava prejudicada, resultando num bumbum bonito e atraente.

Para quem está indicada a Gluteoplastia (Cirurgia Plástica de Glúteos)?

A gluteoplastia é indicada para pacientes maiores de 18 anos, pois geralmente nessa idade a estrutura corporal já está quase toda formada. Os pacientes que não foram ajudados pela genética, com atrofia dos glúteos, que tenham glúteos pequenos e disformes, que tiveram uma perda de peso importante, com muita flacidez ou que estão sob os efeitos do tempo e da gravidade simplesmente são ótimos candidatos à gluteoplastia (prótese silicone nos glúteos). Aqueles que desejam apenas realçar e melhorar a aparência do bumbum podem também se beneficiar da cirurgia de implantes de silicone nos glúteos ou gluteoplastia. Em casos em que o enxerto de gordura não deve conseguir um resultado satisfatório ou previsível, a colocação de implantes de silicone gel nos glúteos consegue atingir um resultado duradouro e atraente, com mínimas cicatrizes visíveis.

Os implantes glúteos (prótese de silicone para o glúteo) para Gluteoplastia Os implantes glúteos de silicone foram desenvolvidos com a finalidade de aumento do volume, correção ou reconstrução dos glúteos. Os implantes glúteos são constituídos por fina membrana de elastômero de silicone, material similar a uma borracha, e preenchidas por exclusivo gel de silicone de alta coesividade, que além de ter alto desempenho, molda o glúteo com eficiência, melhorando a aparência e mantendo sempre um resultando natural.

Os implantes glúteos são apresentados em dois formatos diferentes para que seja possível a melhor adaptação anatômica e adequação aos anseios do paciente, quais sejam, forma oval e forma redonda. Tem a preferência pelos implantes redondos, pois proporcionam um formato e contorno mais atraentes ao corpo, além de terem a projeção perfeitamente adequada ao padrão brasileiro.

Outra característica importante dos implantes glúteos é de sua superfície: lisa, não sendo texturizada ou revestida. A escolha pela prótese de silicone lisa se dá, pois, ao colocá-la entre os músculos (glúteo máximo e médio), não há riscos de sangramento ou lesão, como pode acontecer com a prótese texturizada e revestida.

Vida útil do implante glúteo de silicone

A vida útil do implante de glúteo é eterna, ou seja, uma vez posta, a prótese de silicone dos glúteos não precisará ser trocada, como acontece na cirurgia plástica de implantes de silicone nos seios. É claro que o paciente deverá seguir todas as instruções do pós-operatório da gluteoplastia para que nada aconteça com os implantes de silicone, principalmente para sua boa manutenção.

Vale a pena saber mais sobre a gluteoplastia com prótese de silicone

É importante salientar que a cirurgia plástica de glúteos, a gluteoplastia, em comparação com a prótese de silicone nas mamas, exige um cuidado muito maior no pós-operatório. Esse cuidado começa já no quarto, depois da cirurgia, quando a paciente deve permanecer em decúbito ventral (de barriga para baixo), quando estiver deitada, e manter esse cuidado até completar um mês. Além disso, ela não poderá se sentar pelo mesmo período de trinta dias, devendo, portanto, ficar apenas em pé ou deitada de barriga para baixo no primeiro mês após a gluteoplastia. Pode-se ir ao banheiro tomando o cuidado de não se sentar totalmente. Sabemos que pode ser um pouco difícil seguir esse cuidado à risca, mas isso minimiza muito as complicações no pós-operatório da gluteoplastia, tornando-a tão segura quanto a cirurgia de implantes de silicone nos seios.

Além do cuidado de não sentar no primeiro mês após a gluteoplastia, outro cuidado necessário é com a área de sutura, que deve permanecer sempre seca com o auxílio de um curativo com gazes. Tem realizado sutura interna e externa, essa região por natureza, tem uma pequena dificuldade aumentada de cicatrização por ser em região de dobra, atrito e úmida. Com a técnica de sutura utilizada, a cirurgia de prótese de silicone nos glúteos tem tido uma cicatrização invejável e com excelentes resultados. O planejamento do posicionamento da cicatriz antes e durante a cirurgia fazem com que ela se torne praticamente invisível na maioria das pacientes, nuas, em pé.

Vantagens da Gluteoplastia

cirurgia plástica que transforma completamente a forma e o contorno dos glúteos;
cirurgia plástica realizada em centro cirúrgico, garantindo totalmente a segurança do procedimento;
totalmente eficaz para glúteos atrofiados, flácidos, pequenos e sem volume, assimétricos, sem projeção ou com pequenos defeitos;
impressionantes resultados;
resultados imediatos;
não promove dor importante no pós-operatório.
Pré-operatório da Gluteoplastia – Cirurgia Plástica de Glúteos

A Consulta para Cirurgia Plástica de Glúteos

Durante a consulta, Dr. Jorge Menezes irá avaliar o grau de hipotrofia (diminuição de volume) muscular e flacidez dos glúteos para que possa ponderar sobre a necessidade de realizar a gluteoplastia com prótese de silicone ou com enxerto de gordura nos glúteos. Na maioria das vezes, a procura pelo cirurgião plástico ocorre nos casos em que se necessita de um resultado maior que o simples enxerto de gordura, reiterando a crescente procura pelo silicone nos glúteos e sua satisfação após essa cirurgia.

O tamanho dos Implantes Glúteoss a serem usados na Gluteoplastia A escolha do tamanho dos implantes glúteos de silicone será feita na consulta final, após avaliação dos glúteos pelo cirurgião plástico. Cabe ao paciente explicar quais são suas expectativas sobre o resultado e o que deseja obter com a gluteoplastia, detalhando as formas, tamanho e projeção. Há muitos tamanhos disponíveis de prótese de silicone para os glúteos para que o cirurgião plástico possa adaptar corretamente à estrutura do paciente que deseja realizar a gluteoplastia. A escolha do tamanho é baseada no resultado desejado pelo paciente, sendo necessária uma avaliação prévia de suas medidas anatômicas para que se decida o tamanho dos implantes que irá utilizar na gluteoplastia.

Exames solicitados para a Gluteoplastia Antes da gluteoplastia e de qualquer cirurgia, alguns exames são solicitados, para que possa saber mais sobre o estado de saúde em que o paciente se encontra. São fundamentais tanto para a segurança do paciente, quanto para a do cirurgião e do próprio procedimento, pois muitas vezes os pacientes não sabem informar ao médico alguns fatores que possam vir a interferir na cirurgia plástica de glúteos. São alguns dos exames solicitados ao paciente antes de realizar a gluteoplastia: exames de sangue (hemograma completo, coagulograma, função renal, glicemia e proteínas), de urina (Urina I), eletrocardiograma e risco cirúrgico (avaliação com um cardiologista).

Medicamentos que devem ser suspensos antes de se realizar a Gluteoplastia Recomenda-se que o paciente suspenda alguns medicamentos que, por interferirem diretamente na coagulação do sangue, nos sedativos, na anestesia ou na adrenalina injetada, não devem ser usados pelo paciente 15 dias antes e nem depois da cirurgia plástica de gluteoplastia. Dentre eles estão:

• Ácido Acetilsalicílico, ou também AAS, que é comercializado pelo nome de Aspirina, Alka Seltzer, Bufferin, etc.;
• Ginkgo Biloba;
• Medicamentos com Chá Verde ou Ômega 3;
• Anticoagulantes orais (Marcumar, Marevan etc);
• Anticoagulantes naturais, como a Arnica;
• Antidepressivos tricíclicos, que são: amitriptilina, clomipramina, nortriptilina, etc.;
• Vitamina E
• Medicamentos para emagrecer e moderadores de apetite, como anfetaminas, sibutramina, etc.
• Medicamentos para dormir e ansiolíticos, de um modo geral, não precisam ser descontinuados antes de se realizar a gluteoplastia. Porém, é muito importante que o paciente informe sempre ao médico sobre qualquer tipo de remédio que esteja tomando, pois ele pode interferir diretamente no procedimento cirúrgico e na cicatrização.

Orientações pré-operatórias da Gluteoplastia

• fazer jejum absoluto nas oito horas que antecedem a cirurgia;
• tabagismo suspenso por 20 dias que antecedem a cirurgia;
• não fazer uso de bebidas alcoólicas nos dez dias que antecedem a cirurgia de gluteoplastia;
• realizar os exames dentro do prazo estipulado pelo cirurgião plástico;
• não fazer o uso de qualquer um dos medicamentos supra-citados;
• descansar e relaxar bem na noite que antecede a cirurgia;
• levar uma troca de roupas que sejam folgadas;
• não usar nenhum tipo de maquiagem ou esmaltes escuros para cirurgia.
• A sedação e a anestesia peridural na cirurgia de glúteos – Gluteoplastia

A gluteoplastia é realizada com o paciente sedado e anestesiado. Não há necessidade de se realizar a anestesia geral para esse procedimento, tendo em vista que será somente a colocação de próteses de silicone nos glúteos ou o enxerto de gordura, não expondo o paciente a altos riscos. A sedação depende muito de cada paciente e de seu estado de saúde. Para proporcionar maior segurança ao procedimento, o anestesista fica presente durante toda cirurgia acompanhando todos os sinais vitais do paciente, bem como pressão, pulso, temperatura, respiração, grau de sedação, diurese e hidratação.

O Procedimento da Gluteoplastia

A Cirurgia

Inicia-se a gluteoplastia com o paciente anestesiado e sob sedação. Realiza-se a antissepsia para que possa realizar a incisão no local. Faz-se, então, uma discreta e baixa incisão entre os glúteos (zona interglútea), que fica imperceptível.

Tempo de duração do procedimento

A cirurgia plástica de glúteos tem seu tempo estimado em três horas, caso ocorra tudo normalmente. Pacientes com variações anatômicas que possam dificultar a técnica anestésica e de dissecção do espaço para a colocação dos implantes de silicone é um dos fatores que podem fazer com que o procedimento da gluteoplastia se prolongue.

Tempo de internação após realizada a Gluteoplastia

Os pacientes que realizam a cirurgia plástica de glúteos não precisam ficar internados no hospital por mais de 12 horas. Geralmente, no final do dia da cirurgia o paciente já recebe alta. Apesar de não haver dor importante na recuperação, o paciente deverá lembrar sempre dos cuidados do pós-operatório, que deverão ser observados para que nada interfira no resultado final da gluteoplastia.

Pós-operatório

Os cuidados no pós-operatório

As pacientes que se submetem à gluteoplastia têm como restrição maior o fato de não poderem se sentar no primeiro mês após a cirurgia. A maioria delas relata que achavam que seria mais difícil, mas que um mês passa tranquilamente e que o resultado é muito recompensador. Além desse cuidado, no primeiro mês não se pode realizar esforços físicos, como academia, e não se deve usar salto alto. Para dirigir deve-se esperar o trigésimo dia, quando já se pode sentar, dormir de lado, fazer exercícios físicos leves e usar salto alto. Após dois meses da cirurgia, pode-se realizar qualquer esforço físico, inclusive exercícios aeróbicos como corrida ou academia com peso.

Utiliza-se uma malha compressiva depois da cirurgia plástica de gluteoplastia por um período total de dois meses.

Os pontos são removidos entre a segunda e terceira semana, devido a uma cicatrização um pouco mais lenta, característica da região sacral.

A cirurgia não impede, depois de sua recuperação total, após dois meses da gluteoplastia, de sentar-se normalmente, praticar esportes ou qualquer outro tipo de movimento. Entretanto, cumpre lembrar que, uma vez realizada a cirurgia de glúteos com prótese de silicone, a paciente não mais poderá fazer uso de medicamentos injetáveis nos glúteos, pelo alto risco de perfuração dos implantes de silicone.

Dúvidas frequentes

Como fica a cicatriz da Gluteoplastia?

Por ficar localizada na porção inferior lombar, num lugar estratégico entre os glúteos, a pequena cicatriz que resulta da gluteoplastia tem ótima aceitação por parte dos pacientes. Além disso, tem boa evolução durante a recuperação, ficando quase que imperceptível. Pacientes que realizaram a gluteoplastia podem esconder a pequena cicatriz pelo biquíni, pela calcinha ou cueca, não ficando, assim, exposta ou aparente. São raríssimos os casos em que ocorrem deformidades na cicatriz pós-gluteoplastia.

Quais são as possíveis complicações de uma cirurgia plástica de glúteos?

A gluteoplastia é uma cirurgia plástica com riscos. Os possíveis riscos de complicação envolvem a deiscência da sutura e acúmulo de líquido na região. São complicações que nada interferem no resultado e que podem ser tratadas sem exigir muito do paciente e do cirurgião. A deiscência da sutura é uma deficiência do organismo em completar a cicatrização; quando ocorre, é superficial e, na maioria das vezes, está ligada a infecções, à falta do paciente observar os cuidados exigidos no pós-operatório ou à tensão nas linhas de sutura. Pode ser tratada por uma nova sutura (ressutura) e pelo uso de antibióticos. Já o acúmulo de líquido na região, algo muito comum em qualquer cirurgia plástica, pode ter tratado pela simples retirada do líquido. Não houve, na experiência do Dr. Jorge com a gluteoplastia, qualquer um desses tipos de complicações pós-gluteoplastia. Porém, a chance de acontecer existe.

O que é a coesividade do gel de silicone?

A coesividade é uma característica que as moléculas do silicone em gel têm de se manterem ligadas umas as outras, não permitindo que o gel escorra, caso a prótese se rompa. Um engano comum é dizer que coesividade é sinônimo de rigidez, pois um silicone em gel, para ser de alta coesividade, não é, necessariamente, duro.

IMPORTANTE: Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. As cirurgias de retoques, quando necessárias, serão aconselhadas pelo cirurgião, devendo-se respeitar o tempo necessário para a adequação dos tecidos e acomodação das cicatrizes. Quando realizadas em momento inoportuno, podem não alcançar os resultados desejados. Os retoques não significam incapacidade técnica, mas sim uma revisão cirúrgica para se alcançar resultados ainda melhores. Os custos destes possíveis retoques serão cobrados somente em relação às despesas hospitalares e de anestesista. Não serão cobrados honorários da equipe cirúrgica desde que esses retoques sejam realizados no período sugerido pelo cirurgião. Para fins de honorários, será considerado retoque todo procedimento indicado pelo seu cirurgião seguinte à primeira cirurgia, num período subsequente de 12 meses. Após este período, qualquer intervenção cirúrgica será considerada como um novo procedimento, independente do primeiro, mesmo que nas mesmas áreas.

O código de normas e condutas do cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbe a exibição de fotos de pré e pós-operatório, mesmo que haja autorização do paciente. Proíbe ainda o uso de fotos de partes do corpo. A divulgação de preços e condições de pagamento em meios de comunicação, como jornal e TV, é vedada.

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação