• Funcionamento: Seg a Sex - 08:00 às 18:00 | Marque sua consulta no Whatsapp: (31) 99993-8157

Coaching nutricional: como isso pode ajudar a regular sua alimentação?

Solange Fernandes Teixeira – nutricionista

De forma íntegra e verdadeira responda a estas perguntas:

O que você busca em relação a sua saúde?
• Quais são suas metas?
• Quais são as suas dificuldades?
• Quais são os seus maiores desafios?
• O que você não consegue fazer?
• O que não tem e precisa ter?
• O que você deixou de fazer e realizar por todo esse tempo por causa das consequências de um hábito de vida não saudáveis?
• O que irá fazer e realizar quando atingir a meta de saúde que você deseja?
• Você quer chegar aos teus X kg?
• Você quer poder se livrar da compulsão e conseguir ter controle diante da comida?
• Você quer poder vestir aquela roupa que era o símbolo de quando estava com peso adequado?
• Você quer poder se relacionar intimamente de uma forma mais livre com seu parceiro?
• Você quer se olhar no espelho e gostar do que vê?
• Você está cansada de fazer dietas e voltar a engordar?
• Você deseja ter os conhecimentos necessários, desenvolver habilidades para ter a saúde que você deseja?

Se você se identificou com todas ou algumas destas perguntas, e tudo isso faz sentido para você, então você poderá se beneficiar em ter um Coach Nutricional!

Você sabe o que é coaching?

O coaching é uma famosa metodologia que desenvolve a capacidade humana em determinadas áreas. Existem hoje, diversos tipos que vão do pessoal ao de negócios, ajudando as pessoas a desenvolverem melhores relações e a crescerem na vida profissional. Há também uma vertente que tem auxiliado em tratamentos nutricionais, ganhando uma importância na educação alimentar.

O coaching nutricional trabalha na orientação das pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, como a perda de peso ou regulação da alimentação. A partir de um objetivo pré-estabelecido com o paciente, o profissional trabalha com a adoção de cardápios específicos, orientações nutricionais e controle da mente, para ajudar no foco, determinação e comprometimento do paciente.

Como funciona o coaching?

Todo o tratamento é feito a partir das sessões de coaching, que costumam acontecer em períodos fixos (por semana, a cada quinze dias ou mensalmente). Junto com o paciente, o profissional elabora um conjunto de atividades para que os resultados cheguem ao objetivo principal.

Durante as sessões, o profissional atua em alguns aspectos que são fundamentais para a mudança do comportamento. Eles se baseiam em pontos como: motivação, mudança comportamental, responsabilidade, controle de emoção, valores e propósitos, entre outros.

Com isso, entende-se então que o papel principal do coaching nutricional é auxiliar na construção de uma vida mais saudável, a partir de uma alimentação equilibrada e de um comportamento adequado. A técnica trabalha a cabeça do paciente, criando uma motivação e determinação para que ele chegue ao objetivo desejado.

7  RAZÕES PARA SE TER UM COACH NUTRICIONAL

1. O Coach Nutricional faz perguntas importantes sobre estilo de vida.

A maioria das doenças modernas tem relação com hábitos e estilo de vida. A mudança de comportamento é a melhor forma de prevenção. A intervenção nutricional tradicional pode fazer da comida um inimigo, levando redução aguda de alimentos sem mudar o pensamento em relação à mudança de comportamento. O Coach Nutricional faz uma parceria do Coach (treinador) com o coachee (paciente/cliente) em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial e levar do estado atual para o estado desejado sustentável de forma rápida e eficiente. Através do questionamento instigante faz você chegar à conclusão do que será bom para você.

2. O Coach Nutricional não atende em apenas 60 minutos de consulta.

São processos com 10 – 12 sessões com duração de 1 hora, individual, em grupo, presencial ou online, colaborando no monitoramento dos comportamentos de perto e mantém as coisas sob controle.

Durante as sessões irá:

• Definir objetivos prevenindo recaídas;
• Identificar os obstáculos e busca soluções promovendo mudança sustentável;
• Concentrar nas forças do paciente aumentando sua autoconfiança;
• Ter escuta ativa levando em conta o que está escondido identificando ações de auto-sabotagem;
• Ter uma relação empática facilitando a relação entre coach e paciente, gerando confiança.
• Colaborar para definir as estratégias de mudança de acordo com a necessidade do paciente.
• Gerar autonomia do paciente, dando várias opções mantendo a liberdade de escolha fazendo com que as mudanças de comportamento não se tornem um fardo.
• Fazer uma motivação intrínseca levando a adesão de hábitos saudáveis sustentáveis.

3. Coach Nutricional são profissionais nutricionistas.

O Coaching Nutricional é feito por um nutricionista com ampla formação acadêmica em áreas como educação, saúde pública, dietoterapia, fisiopatologia da nutrição, psicologia da nutrição, entre outros, tornando mais assertivo o aconselhamento nutricional. O Coach Nutricional torna possível esta mudança sendo a cada dia mais estabelecido como forma de abordagem na área de saúde.

4. O Coach Nutricional pode trabalhar de forma colaborativa.

Às vezes, faz diferença se você sente que está no comando quando se trata do seu corpo e da sua saúde. Para os clientes, deve ser perguntado: “O que seria melhor para você?” Eles são os especialistas em suas vidas diárias. Cabe ao especialista caminhar ao seu lado e servir como guia e educador, levando a um processo que facilita a adoção de uma vida saudável e sustentável, ouvindo sua sabedoria interior, identificando seus valores pessoais e transformando metas em ação. Possibilitar resultados clínicos benéficos quando você é resistente a intervenção nutricional tradicional, causando um efeito sinérgico e levando a outras mudanças de estilo de vida.

5. Coach Nutricional dá atenção individualizada.

É um processo que, identifica seus valores pessoais, transforma metas em ação explora os pontos fortes, melhora a autoconfiança e leva a mudanças de dentro pra fora.  Faz você encontrar motivações internas para fazer mudança de comportamento. Estabelece uma relação de confiança através do contato, boa energia, calor humano, escuta atenta e patrocínio positivo, confidencialidade e privacidade, gerando uma conexão e assim revelando aspirações para alcançar seu maior potencial. A aceitação empática do passado e o reconhecimento sobre as lições aprendidas com foco no presente e olhar focado nas chances de sucesso aumentam a motivação e o senso de autoeficácia, focando nos pontos nos seus pontos fortes e de seu interesse.

6. Um bom Coach Nutricional pode separar os fatos da ficção.

Você pode estar cansado de ser bombardeados com informações sobre modas em saúde.  Um bom Coach Nutricional pode poupar tempo e esforço simplesmente comunicando que informações de saúde são reais e quais não são.

7. Coaching Nutricional pode acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar.

Visitas ao nutricionista tendem a acontecer durante o horário de trabalho em um consultório. Com Coach Nutricional, é possível encontrar clientes na cafeteria local, no parque e na mesa da sala de jantar, depois que eles voltaram do trabalho para casa.  Esse tipo de flexibilidade permite o acompanhamento seja em um ambiente mais natural e dê a você ideias que funcionem com suas vidas reais.

Atendimento

Rua Aimorés, 2480, Salas 201 a 205
Santo Agostinho - Belo Horizonte
Próximo ao shopping Diamond Mall

(31) 3291-4704

contato@estheticcare.com.br

Mapa

Siga-nos

© Esthetic Care - Centro de Estética e Cirurgia Plástica. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Digitalium Comunicação